Uso de bactérias na agricultura

Publicado em: 14/03/2025.

Imagem: Uso de bactérias como promotoras de crescimento. Fonte: UNAM.

As bactérias e outros microrganismos sempre desempenharam papel fundamental na agricultura e saúde do solo. No entanto, levou um tempo para serem reconhecidas como responsáveis por tantos processos benéficos para o solo.

Hoje são utilizadas de diversas maneiras, contribuindo para a produtividade e sustentabilidade dos sistemas agrícolas.

Esses microrganismos podem realizar diversos serviços, como:

  • Auxiliar na fertilização mineral das plantas;
  • Controle biológico de pragas e doenças;
  • Produção de fitormônios (hormônios vegetais que participam de processos essenciais de desenvolvimento da planta).

Uso de bactérias na agricultura brasileira

No Brasil, o grande impulso para a ampla utilização de bactérias que temos hoje na agricultura, foi a descoberta do uso de bactérias na fixação de nitrogênio na soja. Essa descoberta foi feita na década de 60 por Johanna Döbereiner, pesquisadora de um instituto precursor da Embrapa Agrobiologia.

Imagem: Johanna Döbereiner.

Antes disso, o manejo indicado para soja era o uso intensivo de adubos nitrogenados. Além de caros, quando utilizados inadequadamente podem causar diversos problemas ambientais, como, por exemplo:

  • Contaminação de aquíferos;
  • Acidificação do solo;
  • Emissão de gases de efeito estufa.

Bactérias “fertilizantes”

Hoje, a bactéria mais utilizada para o fim de fixação de nitrogênio são os rizóbios, que incluem Rhizobium, Bradyrhizobium, entre outros.

Esses microrganismos desempenham um papel fundamental na agricultura sustentável, pois estabelecem uma relação simbiótica com as raízes de plantas leguminosas, como feijão, soja e alfafa.

Durante esse processo, os rizóbios formam nódulos radiculares, estruturas especializadas que atuam na fixação de nitrogênio.

Imagem: Nódulos radiculares em raízes de leguminosas; resultado da simbiose com bactérias fixadoras de nitrogênio. Fonte: Embrapa.

Dentro desses nódulos, ocorre a conversão do nitrogênio atmosférico (N₂) em formas químicas assimiláveis pelas plantas, como amônio (NH₄⁺).

A fixação biológica de nitrogênio realizada pelos rizóbios reduz significativamente a dependência de fertilizantes químicos nitrogenados.

Em troca do nitrogênio fornecido, as plantas hospedeiras oferecem aos rizóbios carboidratos e outros compostos orgânicos produzidos por meio da fotossíntese.

Essa troca mutualística garante a sobrevivência e proliferação das bactérias, enquanto as plantas obtêm um suplemento nutricional para seu crescimento e desenvolvimento.

Além disso, essa interação promove a melhoria da estrutura do solo, aumentando sua fertilidade e capacidade de retenção de água. Os rizóbios representam uma solução biológica promissora para a sustentabilidade agrícola, combinando benefícios econômicos, ambientais e agronômicos em um único sistema integrado.

Bactérias promotoras de crescimento

Outro exemplo de bactérias relevantes na agricultura são as promotoras de crescimento. Estas produzem diversas substâncias capazes de promover o crescimento em culturas, além de induzir resistência sistêmica contra estresses bióticos e abióticos.

Nos últimos dez anos o desenvolvimento de produtos comerciais à base dessas bactérias foi intensificado. “Já existem diversos bioinsumos na parte de controle biológico. Hoje, existem várias bactérias que produzem compostos que induzem o crescimento de diversas culturas além de soja e milho”, destacou Manuella Nóbrega, especialista no assunto e sócia-fundadora da MicroGene, no SolloCast #60.

Imagem: Meios de cultura de bactérias benéficas para a agricultura. Fonte: Embrapa.

As bactérias, assim como muitos outros microrganismos, são fundamentais para o equilíbrio do agroecossistema. Com os avanços tecnológicos e científicos, elas vêm sendo cada vez mais utilizadas para impulsionar a agricultura de forma sustentável.

* Texto elaborado pela Equipe SolloAgro.

Agricultura nas mãos de microrganismos benéficos. Embrapa, 2020. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/51405622/agricultura-nas-maos-de-microrganismos-beneficos?p_auth=0hy5VwMM

Bactérias aumentam produtividade em lavouras de arroz, feijão e milho. Embrapa, 2022. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/72141773/bacterias-aumentam-produtividade-em-lavouras-de-arroz-feijao-e-milho

Johanna Döbereiner: a cientista que revolucionou a agricultura. Memória Embrapa. Disponível em: https://www.embrapa.br/johanna-dobereiner/quem-foi

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais artigos

Pesquisa realizada na ESALQ/USP

Pesquisa realizada na ESALQ/USP

Publicado em: 21/03/2025. Para obtenção do título de Mestre em Ciências na área de concentração Solos e Nutrição de Plantas, Alberto Vinicius Sousa Rocha elaborou a pesquisa...

Uso de óleos essenciais na agricultura

Uso de óleos essenciais na agricultura

Publicado em: 28/02/2025. Imagem 1: defensivo agrícola sendo aplicado em lavoura. Fonte: Embrapa. A agricultura sofre com prejuízos econômicos gerados por pragas e doenças, desde...