Publicado em: 07/03/2025.
A Equipe do SolloAgro conversou com a graduanda em Engenharia Agronômica, Heloísa Leonardi. A aluna está desenvolvendo sua pesquisa sob orientação do Prof. João Paulo Rodrigues Marques, docente da USP e do SolloAgro.
Imagem: Heloísa Leonardi.
A pesquisa de Heloísa
O tema da pesquisa da graduanda é “Análise histológica de plantas com anomalia da soja”.
Heloísa contou que a questão central de sua pesquisa é a análise de tecidos de plantas de soja sadias e acometidas por sintomas de anomalia e podridão de vagens, uma doença que prejudica muito as lavouras do grão, principalmente nos estados do Mato Grosso e Rondônia.
Com a pesquisa, é possível compreender mais sobre os sintomas e o complexo de fungos fitopatogênicos que prejudicam a produção, e passar os resultados para empresas que possam usar a tecnologia para minimizar esses impactos nos campo.
Condução da pesquisa
Para conduzir a pesquisa, foram utilizadas técnicas de microscopia de luz e de varredura, como apresentado nas Imagens 1 e 2. Além de histoquímica, que envolve o uso de corantes que reagem com compostos específicos, permitindo identificar alterações nos tecidos da planta.
Essas técnicas também possibilitaram a obtenção de respostas quantitativas sobre a morfologia da planta.
Imagem 1: Esporos de fungo em microscopia de varredura.
Os resultados esperados
Heloísa nos contou que, como resultados, espera-se obter imagens comparativas que indicam a severidade da anomalia nas plantas doentes e indicar a resposta que a planta tem a elas.
Imagem 2: Microscopia óptica; o corante indica quais substância tem em maior quantidade nas amostras.
Além disso, um desafio que encontraram foi a identificação do agente causal e a compreensão da complexidade desse patossistema.
Desenvolvimento pessoal e profissional
Ao final, a aluna comentou que, a partir do desenvolvimento desse projeto, houve o surgimento de diversas oportunidades, como a publicação sobre o que foi desenvolvido em revistas e artigos, participação em congressos e simpósios, conhecer pessoas de grande relevância na área, além do desenvolvimento da maturidade científica.
Imagem 3: Heloísa e Prof. João Paulo Rodrigues preparando material em campo.
A Equipe SolloAgro agradece o bate-papo e deseja sucesso em sua pesquisa!
0 comentários