Publicado em: 27/09/2024.
Interações simbióticas consistem na associação benéfica entre seres vivos de espécies diferentes. Uma das interações mais relevantes é a simbiose entre microrganismos e plantas, como as micorrizas e os rizóbios, que desempenham um papel crucial na agricultura sustentável.
As micorrizas envolvem a associação de fungos micorrízicos com raízes de plantas. Esses fungos formam uma rede complexa de hifas intra e extra-radiculares, que aumentam a capacidade das raízes absorverem água e nutrientes, incluindo elementos de difícil absorção como o fósforo.
Micorriza. Fonte: Denise Mescolotti.
Com essa rede, as plantas beneficiam-se de uma melhor nutrição e maior resistência a doenças. A eficiência das raízes no solo, proporcionada pelas micorrizas, reduz a necessidade de fertilizantes, o que resulta em uma maior produtividade das plantas.
Outra importante interação simbiótica ocorre entre rizóbios e leguminosas. Rizóbios são bactérias que formam pequenos nódulos nas raízes das leguminosas e, através de reações catalisadas pela enzima nitrogenase, transformam o nitrogênio atmosférico em formas assimiláveis pelas plantas.
Rhizobium inoculado em Lotus pedunculatus. Fonte: Frank Vincentz.
O processo de fixação biológica do nitrogênio (FBN) melhora a fertilidade do solo, aumentando a produtividade e reduzindo os custos com fertilizantes nitrogenados. Além disso, a fixação biológica do nitrogênio contribui para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa (GEE) – neste caso, do óxido nitroso (N2O) – associadas à produção e uso de fertilizantes químicos.
Estudos recentes mostram que a combinação de diferentes simbioses, como a das micorrizas e dos rizóbios, pode potencializar ainda mais os benefícios para o desenvolvimento das plantas.
As interações simbióticas, portanto, representam uma estratégia promissora para a agricultura sustentável, promovendo a saúde do solo, a eficiência no uso de recursos e a redução do impacto ambiental.
A aplicação dessas relações benéficas em sistemas agrícolas pode contribuir significativamente para a segurança alimentar e a preservação dos recursos naturais.
Autoria de: Equipe de Conteúdo SolloAgro
0 comentários