Publicado em: 04/10/2024.
Imagem: Variabilidade na necessidade de manejo na mesma área agrícola. Fonte: Embrapa.
As previsões indicam aumento populacional e escassez de recursos, além do crítico cenário de fenômenos climáticos extremos. Nesse contexto, a sustentabilidade na produção agrícola torna-se prioridade. É necessário um aumento das inovações tecnológicas capazes de melhorar a produtividade e a eficiência do uso de insumos, além de reduzir custos e impactos ambientais.
A agricultura de precisão (AP) consiste em uma estratégia de gestão que considera a variabilidade temporal e espacial para melhorar a sustentabilidade agropecuária. Envolve a obtenção e processamento de informações sobre as áreas de cultivo agrícola, visando a tomada de decisões mais assertivas e benéficas para o produtor e o meio ambiente.
Imagem: Monitoramento com drone em tempo real. Fonte: Embrapa.
Para isso, são utilizados sensores, drones, sistemas de georreferenciamento e outros equipamentos que coletam informações como características do solo, plantas, animais e clima.
A agricultura digital ou agricultura 4.0, por sua vez, refere-se ao uso de tecnologias digitais aplicadas no sistema de produção agrícola, incluindo inteligência artificial, softwares de gestão, automação e processamento de dados. A agricultura de precisão utiliza tecnologias da agricultura digital como ferramentas, já que processos como o armazenamento, análise, transmissão de dados, são realizados por softwares e hardwares avançados.
Um exemplo de aplicação desse manejo é na cultura da cana-de-açúcar, em que a agricultura de precisão é utilizada no mapeamento da fertilidade do solo para a aplicação localizada de corretivos e fertilizantes. Esta estratégia de gestão resulta na economia de insumos quando comparada ao manejo tradicional, em que há a aplicação de insumos em taxa fixa.
Na ESALQ/USP, o Laboratório de Agricultura de Precisão (LAP), sob coordenação do Prof. José Paulo Molin, docente da ESALQ e do SolloAgro, desenvolve pesquisa, extensão e ensino visando contribuir para a disseminação da AP.
Autoria de: Equipe de Conteúdo do SolloAgro
Referências:
GALINARI, G., SILVA, J. Pesquisa mostra o retrato da agricultura digital brasileira. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/54770717/pesquisa-mostra-o-retrato-da-agricultura-digital-brasileira
MASSRUHÁ, S. M. F. S; LEITE, M. A de A. Agro 4.0 – rumo à agricultura digital. 2017. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1073150/agro-40—rumo-a-agricultura-digital.
RESENDE, A. V. de; SHIRATSUCHI, L. S.; COELHO, A. M.; CORAZZA, E. J.; VILELA, M. F.; INAMASU, R. Y.; BERNARDI, A. C. C.; BASSOI, L. H.; NAIME, J. de M. Agricultura de precisão no Brasil: avanços, dificuldades e impactos no manejo e conservação do solo, segurança alimentar e sustentabilidade. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/870646/agricultura-de-precisao-no-brasil-avancos-dificuldades-e-impactos-no-manejo-e-conservacao-do-solo-seguranca-alimentar-e-sustentabilidade.
0 comentários