Publicado em: 04/04/2025.
A Equipe do SolloAgro conversou com a graduanda em Gestão Ambiental, Evelyn Carolaine Arruda de Carvalho. A aluna está desenvolvendo sua pesquisa de iniciação científica sob orientação do Dr. Matheus Bortolanza Soares, pós-doutorando na ESALQ/USP.
Imagem: Evelyn Carolaine Arruda de Carvalho.
A pesquisa de Evelyn
Evelyn desenvolve sua pesquisa de Iniciação Científica voltada à investigação de estratégias para mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a melhoria da fertilidade do solo em áreas degradadas, especialmente em pastagens, por meio da aplicação de biochar.
A estudante tem como principais objetivos avaliar a incorporação e o sequestro de carbono no solo, bem como investigar a eficácia das nanopartículas de biochar na melhoria da fertilidade do solo e na redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE).
A pesquisa se destaca por buscar soluções que contribuam para a mitigação das mudanças climáticas e para o desenvolvimento de práticas agrícolas ambientalmente responsáveis.

Imagem: Microscópio Eletrônico de Varredura por Emissão de Campo (FESEM) com detector de Espectroscopia por Dispersão de Energia (EDS) e espectrofotômetro de infravermelho médio BRUKER VECTOR 22.
Condução da pesquisa
Para conduzir a pesquisa, Evelyn empregou diferentes técnicas e metodologias analíticas, incluindo a caracterização química e mineralógica do solo, o fracionamento físico da matéria orgânica, a análise de cátions trocáveis, análises por FTIR e TGA.
A FTIR (Espectroscopia no Infravermelho com Transformação de Fourier) se trata de uma técnica de espectroscopia (forma de estudar a interação da radiação eletromagnética com a matéria) usada para identificar compostos químicos com base na absorção de radiação infravermelha.
A TGA (análise termogravimétrica), por sua vez, mede a variação de massa de um material em função da temperatura ou do tempo, sob atmosfera controlada. Embora o estudo ainda esteja em andamento, espera-se que os resultados gerados contribuam para a melhoria da fertilidade do solo e para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Imagem: Imagem obtida por microscopia, acompanhada da quantificação dos elementos presentes na amostra
Resultados esperados e desafios
Atualmente, a pesquisa encontra-se na fase de análise dos dados obtidos durante estudos realizados na Universidade da Coruña, na Espanha. Um dos principais desafios do projeto consiste na quantificação do carbono presente no solo, na identificação de suas formas e na avaliação da sua estabilidade ao longo do tempo.
Imagem: Resultados triplicados da espectrofotometria.
Desenvolvimento pessoal e parcerias
Evelyn destaca que o projeto tem sido essencial para seu desenvolvimento acadêmico, permitindo aprofundar seus conhecimentos em ciência do solo, química ambiental e mudanças climáticas.
Além disso, a pesquisa conta com parcerias importantes, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP e a Universidade da Coruña, por meio da Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior – BEPE.
A Equipe SolloAgro agradece o bate-papo e deseja sucesso em sua pesquisa!
0 comentários