Publicado em: 07/02/2025.
A Equipe do SolloAgro conversou com o doutorando em Solos e Nutrição de Plantas, Thomas Trentin. O aluno está desenvolvendo sua pesquisa sob orientação do Prof. Tiago Osório Ferreira, docente da ESALQ/USP e do SolloAgro.
Imagem: Thomas Trentin.
A pesquisa de Thomas
O tema da pesquisa do doutorando é “Potencial de insumos minerais no condicionamento de solos para resiliência agroambiental e combate às mudanças climáticas”.
Thomas contou que a questão central de sua pesquisa é compreender comoinsumos minerais adicionados a sistemas produtivos agropecuários fragilizados, como pó de rocha ou rejeito de mineração, podem contribuir na resiliência produtiva e ambiental. Isto considerando as propriedades físicas, químicas e biológicas e também sobre a ótica do carbono no sistema.
Imagem: Thomas Trentin realizando as análises em laboratório.
Também disse que sua pesquisa busca contribuir com iniciativas de combate às mudanças climáticas, como a economia circular.
Condução da pesquisa
Para a condução da pesquisa, é essencial realizar teste de interações dos materiais com diferentes sistemas agrícolas. As avaliações serão feitas em:
- Experimentos de laboratório;
- Experimentos em casa de vegetação;
- Experimentos em campo.
Imagem: Experimento em campo.
Imagem: Experimento em casa de vegetação.
Além disso, serão usadas análises químicas, físicas e biológicaspara aferir esses potenciais e indicar os materiais mais promissores na ótica do condicionamento desses sistemas para melhorias ambientais e agrícolas.
Os resultados esperados
Thomas nos contou que, como resultados, espera-se compreender como os insumos minerais interagem sob diferentes cenários pedológicos e agrícolas e como delinear seus melhores usos. Sobretudo, em como podem condicionar esses ambientes e melhorar a saúde desses solos e a produtividade do sistema.
O projeto encontra-se em etapa de laboratório e casa de vegetação, e os desafios da pesquisa concentram-se em encontrar os melhores encaixes entre os materiais minerais e os sistemas produtivos.
Desenvolvimento pessoal e profissional
Ao final, o aluno comenta que acondução dessa pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas da ESALQ/USP, e com apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Geoquímica do Solo (GEPGeoq), e de seu orientador, tem contribuído fortemente em seu desenvolvimento como pesquisador.
A equipe atua em diferentes esferas na condução do trabalho:
- Instalação e avaliações de experimentos;
- Análise estatística dos dados;
- Escrita científica;
- Administração do projeto.
Portanto, disse que as oportunidades de desenvolvimento são inúmeras, tanto em âmbito pessoal quanto profissional, desde habilidades intrapessoais e o aperfeiçoamento do know-how necessário para conduzir uma pesquisa, como também interpessoais, como o networking.
A Equipe SolloAgro agradece o bate-papo e deseja sucesso em sua pesquisa!
0 comentários